Bolo Simples


Neste fim de semana fui a casa da minha amiga Vanda, e ela sempre tem um bolo
delicioso e simples para nos oferecer. Por isso pedi a receita para poder fazer e
postar para meus amigos, afinal quem não gosta de um pedaço de bolo com café.
Só que a receita dela e para fazer três bolos, então vou colocar as duas opções
para quem quiser fazer um só, ou a receita completa, espero que gostem.

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 xícara de leite
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
150 gr de margarina
1 colher de sobremesa essência de baunilha( a baunilha e opcional)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó


Modo de preparo:

Bata primeiro as claras, e reserve.
Em seguida o açúcar, a manteiga e as gemas até ficar um creme claro,
acrescente o trigo, o leite, a baunilha, o fermento e por ultimo as claras
em neve e mecha delicadamente.
Jogue na forma já untado e polvilhado com farinha de trigo e coloque
para assar no forno pré aquecido em 180 graus. Coloque no forno
médio por aproximadamente 15 m e depois aumente a temperatura.

2 Opção: Receita da Vanda

1kl de farinha trigo
8 ovos
500g de açúcar
500g de margarina
750ml de leite
3 colheres de fermento
em pó

Obs: O modo de fazer é o mesmo.



9 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Virginia disse...

Quer dizer que e uma xícara e meia de açúcar, espero ter ajudado.

José Fábio disse...

Oi! Tenho pouquíssima prática com cozinha e mais uma vez me atrapalhei fazendo essa receita. Meu bolo cresceu bastante enquanto estava no forno, parecia que iria ficar super fofinho, mas depois de tirá-lo do forno, ele murchou e quando fui partir nem completamente assado ele estava. A parte de baixo ainda estava um pouco crua. Esse tipo de coisa acontece por causa do forno ou se deve a forma com que eu misturei os ingredientes? Na verdade, esse tipo de coisa tem acontecido sempre q eu me aventuro a fazer um bolo. E aí, por trauma, acabo apelando para as misturas prontas de bolo mesmo! Ah! Mais um dúvida, sempre uso como xícara o volume de 240 ml, está correto? E se eu usar açúcar cristal ao invés de açúcar refinado o resultado será diferente?
Deu pra perceber q as minhas dúvidas são muitas, né! Meu caso é urgente...preciso de orientação pra acertar pelo menos uma vez!

Virginia disse...

Oi Jose Fabio, imagino seu desespero e por isso vou te passar um link do blog de uma amiga, que ensina as receitas em vídeo, o que facilita muito para quem esta começando agora, como você. E só clicar neste link http://cris-freitas.blogspot.com.br/2010/05/bolo-massa.html
E outra coisa, quanto a medida da xícara, eu sempre uso 200 ml acho que a massa fica mais leve, e acho que o tipo de açúcar não altera muito a qualidade da massa, mas prefiro usar açúcar cristal, a não ser para fazer cremes e recheios, ai uso a refinada. Espero ter ajudado, e sempre que precisar pode voltar novamente,e por favor nada de bolo de mistura pronta, rsrsrs.

Virginia disse...

Jose Fabio copie o link http://cris-freitas.blogspot.com.br/2010/05/bolo-massa.html

Unknown disse...

A medida de 11/2 de farinha de trigo significa o que? É a mesma coisa do açúcar?

Virginia disse...

Denise, desculpe a demora em responder. Bem, o 1 1/2 significa uma xícara e meia, é que não consigo encontrar a barra deitada, rsrs

Anônimo disse...

Alguém me ajuda entender algumas dúvidas sobre medidas...?
Bom na receita diz assim...
11/3 copo de água?
11/2 colher de sopa de azeita?
11/2 colher de chá de sal?
Fico no aguardo!
obrigada

Virginia disse...

Anônimo, bom dia!
O primeiro significa:
Uma xícara + 70ml (1 1/3)
Uma colher e meia de azeite(1 1/2)
Uma colher e meia de sal, lembrando que a colher de chá é a pequenininha (1 1/2)

Espero ter ajudado!!!!

Postar um comentário

Prometo ler todos os comentários.